Seja bem vindo ao nosso site SISTEMA HORIZONTE DE COMUNICAÇÃO LTDA carpinafm.com.br!

Buscar  
WhatsApp 81 3621.1566
Hora Certa

Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Mural

Enviar mensagem

William

[22/7 10:00] William: Bom dia querida tenha uma ótima semana muita p...

Jenner Azevedo

Muito feliz em fazer parte dessa equipe entusiasmada e competente. Agrade&c...

Humberto Marques

Parabéns pelo site. Está muito show. Não paro de acess...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns Sucesso!!! Voces estao de parabéns pela iniciativa...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Publicidade Lateral
sos crédito
Casas Bahia
Pitú
d+asas
LAB ATENDE
auto escola sigabem
Anuncio do site SISTEMA HORIZONTE DE COMUNICAÇÃO LTDA
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:

Fan Page
Estatísticas

Visitas: 474785

Usuários Online: 1

Brasil

Especialistas afirmam que momento ainda é de prevenção em Pernambuco

Entre as principais medidas apontadas estão os cuidados com a higiene, como lavagem das mãos, e etiqueta respiratória

Publicada em 15/03/20 às 10:00h - 136 visualizações SISTEMA HORIZONTE DE COMUNICAÇÃO LTDA

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Especialistas afirmam que momento ainda é de prevenção em Pernambuco
Novo coronavírus apresenta sintomas semelhantes a de uma gripe  (Foto: Timusi/Pixabay)
Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter decretado estado de pandemia por conta do aumento global dos casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente causador da doença Covid-19, especialistas e autoridades de saúde ressaltam que no Brasil a situação ainda não saiu do controle e não há motivo para pânico. Diante dos  casos confirmados no País e em Pernambuco, o cenário local ainda é de reforço nas ações de prevenção.

Entre as principais medidas apontadas estão os cuidados com a higiene, como lavagem das mãos, e etiqueta respiratória. Desta forma, reforçam os especialistas, é possível se proteger não apenas do Sars-Cov-2, mas de diversos vírus de transmissão respiratória que já circulam em nosso território, como o sarampo e a influenza. Semelhante a uma gripe comum, a covid-19 apresenta sintomas como febre, tosse, fadiga e falta de ar, mas se diferencia pela alto poder de transmissão e por afetar mais gravemente idosos e portadores de doença respiratória.

"O tempo de sintomas do novo coronavírus é um pouco mais prolongado. O que dá a impressão que ele transmite por mais tempo do que o H1N1, por exemplo. Em média, os sintomas do H1N1 são muito intensos, mas duram de cinco a sete dias. Já com o Sars-Cov-2 o tempo médio de manifestação dos sintomas tem sido de oito a dez dias", disse o médico infectologista da Universidade de Pernambuco (UPE) Filipe Prohaska.

Até o balanço divulgado na última sexta-feira (13), em Pernambuco tinha registros apenas de transmissão importada da covid-19. Ou seja, pessoas que já chegaram contaminadas no Estado após viajarem para áreas consideradas de risco. Aqui também está sendo investigado um caso de transmissão local - quando alguém pegou a doença com alguém que viajou para o exterior. O terceiro e último estágio é da transmissão sustentada ou comunitária - quando não dá pra identificar quem passou a doença pra quem, como já ocorre em São Paulo.

O infectologista acrescenta que ao apresentar sintomas de gripe só deve-se procurar uma unidade hospitalar quando começar a ter algum quadro que limite as suas atividades, como falta de ar. "No caso do SUS as UPAs que realizam toda triagem. Os casos que julgarem necessário irem para hospital de referência eles entram em contato com a central de leitos e realizam a transferência", falou.

Prohaska reforçou as medidas de prevenção que devem ser adotadas pela população. É preciso evitar os hábitos de coçar os olhos, roer as unhas, colocar a mão no nariz e sempre lavar as mãos. "A grande forma de se proteger da gripe, seja ela coronavírus, H1N1 ou qualquer outra, é com a lavagem das mãos com água e sabão ou uso do álcool em gel. Além disso, ao espirrar deve-se usar o antebraço ou lenço de papel para não propagar a secreção e os vírus no ar", disse.

Ele destaca que no momento não é necessária a utilização de máscaras. "Um erro muito comum é o uso desse acessório em lugares abertos, pois causa uma falsa sensação de proteção. Ela tem impacto quando você usa em locais fechados. Outra coisa a ser observada é a forma de descartar a máscara. Se você retira usando a mão diretamente nela e ela estiver contaminada você se protegeu o dia todo e no final acabou contaminando a mão. É preciso lavar as mãos em seguida", disse.

Unidades de saúde
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, reforça que no momento apenas devem procurar as unidades de saúde as pessoas que apresentarem sintomas como febre acompanhada de tosse, espirro e com histórico de viagem ao exterior ou contato com pessoas suspeitas. "É importante lembrar que no Recife a porta de entrada para os atendimentos são as unidades de atenção primária, então a população deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa", disse.

Fonte: Folha de Pernambuco



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 03Parceiro do SISTEMA HORIZONTE DE COMUNICAÇÃO LTDA

Copyright (c) 2024 - SISTEMA HORIZONTE DE COMUNICAÇÃO LTDA - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD